REPENSAR A LITERATURA INFANTIL COM A PERSPECTIVA DA TEORIA RACIAL CRÍTICA: ANÁLISE DO LIVRO AS BONECAS NEGRAS DE LARA

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Samantha Schäfer
Aparecida de Jesus Ferreira

Resumo

Este artigo propõe algumas reflexões acerca de identidades sociais no que se refere à questão racial interseccionada com gênero e às formas como são representadas no livro infantil As bonecas negras de Lara. Os teóricos adotados discutem sobre a Teoria Racial Crítica e outros ainda trabalham a literatura infantil a partir da perspectiva racial com intersecção de gênero. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que tem por objetivo discutir a relevância da Teoria Racial Crítica na educação e trazer a análise de um livro com personagens negras. Como resultado da pesquisa, enfatizo[1] a importância dessa teoria para desvelar o preconceito racial nas escolas e a revisão das escolhas de Literatura Infantil. Saliento a necessidade do rompimento com os silenciamentos que permeiam o contexto pedagógico em torno das diferenças, problematizando-as e superando-as.


 


[1] Este artigo está em primeira pessoa porque foi escrito como parte da disciplina, como minha reflexão. A professora da disciplina, Aparecida de Jesus Ferreira, consta como minha orientadora, pois foi quem me orientou e colaborou na escrita durante o processo.

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Como Citar
Schäfer, S., & Ferreira, A. de J. (2021). REPENSAR A LITERATURA INFANTIL COM A PERSPECTIVA DA TEORIA RACIAL CRÍTICA: ANÁLISE DO LIVRO AS BONECAS NEGRAS DE LARA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(38), 3–21. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1108
Seção
Artigos