Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos o novo número da Revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), que pauta suas produções pela qualidade das publicações que têm como foco a promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe. Os textos aqui apresentados nesta vigésima quinta edição contemplam as áreas de história, sociologia, educação e artes em suas diferentes abordagens e múltiplas inter-relações. E tem uma contribuição mais ampliada para as áreas de história e de sociologia, visto que é composta pelo Dossiê Temático “Negros e negras, Séculos XIX-XXI: desafios, projetos e memórias” organizado pelo prof. Dr Flávio Gomes (UFRJ) e Prof. Dr. Petrônio Domingues (UFS).

O Dossiê Temático apresenta aos(às) leitores(as) as trajetórias de Passos e Silva, André Rebouças, Neninho de Obaluaê, Eduardo de Oliveira e Oliveira, Alberto Guerreiro Ramos, Beatriz Nascimento, Tito Lívio de Castro, Carolina Maria de Jesus, José Carlos do Patrocínio, e Laudelina de Campos Mello. Além de textos que trata sobre o projeto de Brasil elaborado por pensadores negros Pós-abolição, a insurgência e o deslocamento dos intelectuais negros e negras nos movimentos sociais na universidade, a experiência das mulheres negras para a construção de uma episteme negra e feminista no Brasil. E evidenciando, outras formas de pesquisa e construção de saberes os coordenadores deste dossiê também trazem a transcrição da entrevista com intelectuais negros e negras formados pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), entre as décadas de 80, 90 e início do século XXI.

Agradecemos aos organizadores, pareceristas, autores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a vigésima quinta publicação da revista da ABPN, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!

Comitê Editorial
Nicéa Quintino Amauro (UFU)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

Publicado: 2018-06-29

APRESENTAÇÃO

Nicéa Quintino Amauro, Luciana de Oliveira Dias, Paulo Vinicius Baptista da Silva

01-03