POR UMA SOCIONOMIA OITOCENTISTA: PENSAMENTO, VIDA E AÇÃO DE ANDRÉ REBOUÇAS, SÉCULO XIX
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A construção do espaço urbano ao final do Segundo Reinado enquanto um lugar de convivência impunha-se como um desafio que não se restringia a sua materialidade, mas incluía seus aspectos políticos, sociais e econômicos suscitando intensas disputas entre os contendores. Logo, adotamos como eixo de análise deste recorte espaço-temporal as vivências de André Rebouças entendido como um dos concorrentes a conformação deste espaço. Seus registros apresentam uma postura propositiva que toma como ponto de partida a construção de instrumentos materiais que viabilizem esse lugar de convivência. Todavia identificamos que ao longo destes mesmos registros houve uma ressignificação na forma como tais instrumentos materiais deveriam ser apropriados e disponibilizados. Sendo assim, nos propormos analisar o transcurso destas mudanças de engajamento em favor de uma engenharia social mais ampla.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).