D'AFRIQUE, NZINGA, DE LA DIASPORA, DANDARA: COSMOPERCEPTION EN DECOLONISANT LE CORPS NOIR

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José Artur do Nascimento Silva
Tarcísio Moreira Mendes
Julvan Moreira de Oliveira

Résumé

La sociologue nigérianne Oyèrónke Oyěwùmí (1997) propose une distinction entre la manière occidentale de produire le monde et celle africaine. L’occidental que nous considérons ici comme blanc (SODRÉ, 1988), produit un monde à travers une cosmovision en privilégiant un unique sens, la vision. Les peuples non blancs, comme les Yorubas traditionnels vivant au Nigéria, produisent un monde reliant tous les sens, sans les hiérarchiser. Ce que Oyěwùmí appelle la « cosmo-perception ». Ce faisant, à partir de la cosmoperception des peuples bantus d’Angola et des peuples  quilombo des Palmares du Brésil, on prétend enquêter le lieu où des corps comme ceux de Nzinga Mbande et Dandara dos Palmares occupent dans des sociétés non-blanches. Autres sens qui potentialisent des politiques de décolonisation des corps noirs qui ont été et qui vont revenir.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Silva, J. A. do N., Mendes, T. M., & de Oliveira, J. M. (2020). D’AFRIQUE, NZINGA, DE LA DIASPORA, DANDARA: COSMOPERCEPTION EN DECOLONISANT LE CORPS NOIR. Magazine De l’Association Brésilienne Des Chercheurs(ses) Noirs(es), 12(33), 402–430. Consulté à l’adresse https://abpnrevista.org.br/site/article/view/956
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Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

José Artur do Nascimento Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora - Estudante de Doutorado

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Professor da Rede Municipal de Ensino de União dos Palmares, AL

Tarcísio Moreira Mendes, Universidade Federal de Juiz de Fora - Estudante de Doutorado

Abrigado novamente no PPGE/FACED/NEC/UFJF no Doutorado em Educação. Fora Professor do Magistério Superior (substituto) do Curso de Teatro do DELAC/UFSJ (2017/01). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Conchas (2017). Mestre em Educação (2015), PPGE/FACED/UFJF, ziguezagueando na Linha de Pesquisa Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores. Especialista em Teatro e Dança na Educação pela Faculdade Angel Vianna/RJ (2011). Iniciou estudos na FALE/UFJF (2004) destacando o interesse pela Linguística Cognitiva e a Teoria Literária. Desterritorializado, segue a linha em arte e ingressa no Curso de Artes Cênicas da UFOP, bacharelado em interpretação, concluído em agosto/2009. Investiga a relação entre Linguagem e Arte e Loucura e Educação e Filosofias e Diferença desdobradas nos encontros e encantos de autores como Angel e Klauss Vianna e Augusto Boal e Gilles Deleuze e Félix Guattari e Michel Foucault e Friedrich Nietzsche e Peter Pál Pelbart e o papel do artista na sua atualidade. É ator e performer e professor de arte, próximo ao Caps e pesquisador associado ao Travessia Grupo de Pesquisa - certificado pelo CNPq.

Julvan Moreira de Oliveira

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Gestão
e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora; Doutor e mestre em
Educação pela USP; Licenciado em Filosofia pela USF; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas ANIME
(Africanidades, Imaginário e Educação).