DESDE ÁFRICA, NZINGA, DESDE LA DIÁSPORA, DANDARA: COSMOPERCEPCIÓN DESCOLONIZANDO EL CUERPO NEGRO

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José Artur do Nascimento Silva
Tarcísio Moreira Mendes
Julvan Moreira de Oliveira

Resumen

La socióloga nigeriana Oyèrónke Oyěwùmí (1997) propone una distinción ente el modo Occidental de producir un mundo y el modo africano. El Occidental, que aquí tomaremos como Blanco (SODRÉ, 1988), produce un mundo por medio de una cosmovisión, privilegiando un único sentido, la visión. Los pueblos no-Blancos, como los yorubas tradicionales que viven en el territorio de Nigeria, producen un mundo relacionando todos los sentidos, sin jerarquizarlos, lo que Oyěwùmí llama de “Cosmopercepción”. De este modo, a partir de la cosmopercepción de pueblos Bantúes de Angola y de los pueblos del Quilombo dos Palamares de Brasil, se pretende investigar el lugar que ocupan cuerpos como Nzinga Mbande y Dandara dos Palmares en sociedades no-Blancas. Otros sentidos que mejoran las políticas de descolonización de cuerpos negros que fueron y que están por venir.

Detalles del artículo

Cómo citar
Silva, J. A. do N., Mendes, T. M., & de Oliveira, J. M. (2020). DESDE ÁFRICA, NZINGA, DESDE LA DIÁSPORA, DANDARA: COSMOPERCEPCIÓN DESCOLONIZANDO EL CUERPO NEGRO. Revista De La Asociación Brasileña De Investigadores(as) Negros(as), 12(33), 402–430. Recuperado a partir de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/956
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

José Artur do Nascimento Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora - Estudante de Doutorado

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Professor da Rede Municipal de Ensino de União dos Palmares, AL

Tarcísio Moreira Mendes, Universidade Federal de Juiz de Fora - Estudante de Doutorado

Abrigado novamente no PPGE/FACED/NEC/UFJF no Doutorado em Educação. Fora Professor do Magistério Superior (substituto) do Curso de Teatro do DELAC/UFSJ (2017/01). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Conchas (2017). Mestre em Educação (2015), PPGE/FACED/UFJF, ziguezagueando na Linha de Pesquisa Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores. Especialista em Teatro e Dança na Educação pela Faculdade Angel Vianna/RJ (2011). Iniciou estudos na FALE/UFJF (2004) destacando o interesse pela Linguística Cognitiva e a Teoria Literária. Desterritorializado, segue a linha em arte e ingressa no Curso de Artes Cênicas da UFOP, bacharelado em interpretação, concluído em agosto/2009. Investiga a relação entre Linguagem e Arte e Loucura e Educação e Filosofias e Diferença desdobradas nos encontros e encantos de autores como Angel e Klauss Vianna e Augusto Boal e Gilles Deleuze e Félix Guattari e Michel Foucault e Friedrich Nietzsche e Peter Pál Pelbart e o papel do artista na sua atualidade. É ator e performer e professor de arte, próximo ao Caps e pesquisador associado ao Travessia Grupo de Pesquisa - certificado pelo CNPq.

Julvan Moreira de Oliveira

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Gestão
e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora; Doutor e mestre em
Educação pela USP; Licenciado em Filosofia pela USF; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas ANIME
(Africanidades, Imaginário e Educação).