"LE MONDE À LA BLACK POWER DE TAYÓ": IDENTITÉ, ÉDUCATION ET MULTICULTURALITÉ

Contenu principal de l'article

Mariana de Souza Alves
Érica Maria Silva Montenegro de Mélo
Hilda Pimentel Carvalho de Souza

Résumé

Il s'agit d'une analyse de l'œuvre littéraire "Le monde en black power de Tayó", l'histoire d'une jeune fille qui projette dans sa coiffure en black power, la reconnaissance et la valorisation de l'identité de la population noire et à travers elle exprime son autonomie, sa beauté et son bonheur. Pour cela, la recherche utilise des concepts socio-anthropologiques, tels que culture, négritude et postcolonialisme, en plus d'une perspective éducative et littéraire sur la manière dont ces piliers sont travaillés dans ces deux cas. Il conclut que la littérature pour enfants est une ressource importante pour le développement de pratiques et de discussions pédagogiques favorisant la réflexion sur le multiculturalisme et la lutte contre la discrimination qui en découle, grâce à la valorisation de l'ascendance, de l'histoire et de la culture de chaque peuple, renforçant ainsi l'identité de l'enfant. elle peut se sentir comme Tayó, avec sa personnalité renforcée et prête à affronter avec légèreté et attitude les manifestations les plus diverses d'indifférence et d'actes discriminatoires.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Alves, M. de S., Mélo, Érica M. S. M. de, & Souza, H. P. C. de. (2020). "LE MONDE À LA BLACK POWER DE TAYÓ": IDENTITÉ, ÉDUCATION ET MULTICULTURALITÉ. Magazine De l’Association Brésilienne Des Chercheurs(ses) Noirs(es), 12(31). Consulté à l’adresse https://abpnrevista.org.br/site/article/view/658
Rubrique
Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Mariana de Souza Alves, IFPE/UFPE/FAFIRE

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Bibliotecária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE (2014). Mestre em Ciência da Informação, UFPE (2017). Especialista em Literatura Infantojuvenil, FAFIRE-PE (2018). Mediadora de Leitura pelo CCLF/FUNCULTURA (2017). Formação em Contação de Histórias, Pronatec (2014) e Zumbaiar (2018). Coordenadora de projeto e cursos de Extensão no IFPE. Atua na coordenação do Núcleo de Arte e Cultura, IFPE. Produções acadêmicas e área de atuação voltadas para as seguintes temáticas: Leitura, Literatura, Literatura Infantil, Bibliotecas comunitárias, Práticas informacionais e leitoras, Mediação da Leitura, Biblioteconomia, Inclusão e Direitos Humanos.

Érica Maria Silva Montenegro de Mélo, FAFIRE

Poetisa. Pedagoga (Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/ 2002). Mestra em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP/ 2010). Concluinte da Pós-Graduação em Literatura Infanto Juvenil (FAFIRE - 2017/2018). Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade dos Guararapes (Fev/ 2012). Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana (Abril/2018) Professora de Biblioteca da Escola Municipal do Coque (Jun/ 2014), no Recife e Técnica da Secretaria de Educação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, na função de Coordenadora Educacional (Fev/ 2014). Contadora de Histórias formada pelo Grupo Zumbaiar e Formadora de Contadores de Histórias pela Canto do Conto - Mediação de Leitura e Contação de Histórias. Aluna do Brinqueducar - Formação de Brinquedistas (Pref. do Recife). Conselheira da Associação Empreendeler - empreendedorismo juvenil e contação de histórias. Autora de livros de literatura infantil e folhetos de cordel. Formadora de Professores da Editora FTD. Pesquisadora da área de Literatura Infanto Juvenil, Biblioteca Escolar, Formação de Leitores e literatura de cordel. Orientadora de Estudos do PNAIC/ MEC (2013-2018). Formadora de Professores dos anos iniciais da Rede Municipal de Jaboatão. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Anchieta do Recife (2012-2014). Professora convidada da Pós-graduação da Faculdade Metropolitana da Grande Recife e da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) em anos anteriores

Hilda Pimentel Carvalho de Souza, FAFIRE

Assistente Social pela UFPE. Especialista em Literatura Infantojuvenil, FAFIRE (2018).