UNI, DUNI, TÊ, UN PROGRAMME COLORÊ, CHOSI POUR TOI: UN ESSAI SUR L’EXPERIENCE DE L’ÉDUCATION DE BASE, INSPIRÉ DANS LE PROGRAMME ETHNOMATHÉMATIQUE

Contenu principal de l'article

Olenêva Sanches Sousa

Résumé

Esse ensaio é um exercício de reflexão acerca do tema desse dossiê – Por uma produção de Ciência Negra: experiências nos Currículos de Química, Física, Matemática e Biologia – buscando destacar algumas experiências pedagógicas da Educação Básica e alguns aspectos que se envolveram no pôr em pauta a relação entre epistemologia do conhecimento e questões sociorraciais, impulsionadas pelo saber-fazer a Transdisciplinaridade, sob orientação teórica do Programa Etnomatemática, de D'Ambrosio. Longe de evidenciar certezas e conclusões, propomos, apenas, buscar concepções motivadoras e otimistas e parceiros, que arrisquem e ousem inovações, sem perder de vista o sociocultural e a perspectiva de Educação Integral.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Sousa, O. S. (2017). UNI, DUNI, TÊ, UN PROGRAMME COLORÊ, CHOSI POUR TOI: UN ESSAI SUR L’EXPERIENCE DE L’ÉDUCATION DE BASE, INSPIRÉ DANS LE PROGRAMME ETHNOMATHÉMATIQUE. Magazine De l’Association Brésilienne Des Chercheurs(ses) Noirs(es), 9(22), 303–311. Consulté à l’adresse https://abpnrevista.org.br/site/article/view/409
Rubrique
Dossiê Temático