UNI, DUNI, TÊ, A COLORFUL CURRICULUM, CHOSEN BY YOU: A TEST ON EXPERIENCES OF BASIC EDUCATION, INSPIRED IN THE ETHNOMATEMICAL PROGRAM

Main Article Content

Olenêva Sanches Sousa

Abstract

Esse ensaio é um exercício de reflexão acerca do tema desse dossiê – Por uma produção de Ciência Negra: experiências nos Currículos de Química, Física, Matemática e Biologia – buscando destacar algumas experiências pedagógicas da Educação Básica e alguns aspectos que se envolveram no pôr em pauta a relação entre epistemologia do conhecimento e questões sociorraciais, impulsionadas pelo saber-fazer a Transdisciplinaridade, sob orientação teórica do Programa Etnomatemática, de D'Ambrosio. Longe de evidenciar certezas e conclusões, propomos, apenas, buscar concepções motivadoras e otimistas e parceiros, que arrisquem e ousem inovações, sem perder de vista o sociocultural e a perspectiva de Educação Integral.

Article Details

How to Cite
Sousa, O. S. (2017). UNI, DUNI, TÊ, A COLORFUL CURRICULUM, CHOSEN BY YOU: A TEST ON EXPERIENCES OF BASIC EDUCATION, INSPIRED IN THE ETHNOMATEMICAL PROGRAM. Journal of Black Brazilian Researchers Association, 9(22), 303–311. Retrieved from https://abpnrevista.org.br/site/article/view/409
Section
Dossiê Temático