UNI, DUNI, TE, UN CURRÍCULUM DE COLORES, ELEJIDO POR USTED: UN ENSAYO SOBRE EXPERIÉNCIAS DE LA EDUCACIÓN BÁSICA, INSPIRADAS EN EL PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA

Contenido principal del artículo

Olenêva Sanches Sousa

Resumen

Esse ensaio é um exercício de reflexão acerca do tema desse dossiê – Por uma produção de Ciência Negra: experiências nos Currículos de Química, Física, Matemática e Biologia – buscando destacar algumas experiências pedagógicas da Educação Básica e alguns aspectos que se envolveram no pôr em pauta a relação entre epistemologia do conhecimento e questões sociorraciais, impulsionadas pelo saber-fazer a Transdisciplinaridade, sob orientação teórica do Programa Etnomatemática, de D'Ambrosio. Longe de evidenciar certezas e conclusões, propomos, apenas, buscar concepções motivadoras e otimistas e parceiros, que arrisquem e ousem inovações, sem perder de vista o sociocultural e a perspectiva de Educação Integral.

Detalles del artículo

Cómo citar
Sousa, O. S. (2017). UNI, DUNI, TE, UN CURRÍCULUM DE COLORES, ELEJIDO POR USTED: UN ENSAYO SOBRE EXPERIÉNCIAS DE LA EDUCACIÓN BÁSICA, INSPIRADAS EN EL PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA. Revista De La Asociación Brasileña De Investigadores(as) Negros(as), 9(22), 303–311. Recuperado a partir de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/409
Sección
Dossiê Temático