OUTRAS HISTÓRIAS SOBRE A JUVENTUDE NEGRA FORMAÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA DE ADOLESCENTES NEGROS/AS EM ITUIUTABA- MG.

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira
Luciane Ribeiro Dias Gonçalves
Herlan Oliveira Matildes

Resumo

Resumo: O presente artigo objetiva relatar a experiência formativa realizada pelo Projeto Afrocientista de âmbito nacional, organizado pela Associação Nacional de pesquisadores/as negros/as, financiado pelo Instituto Unibanco e levado à consecução pelo Núcleo de Estudos afrobrasileiro e indígena do Pontal - NEABi Pontal. O referido projeto é realizado com adolescentes negros/as que cursam o Ensino Médio, na cidade de Ituiutaba - MG. Neste trabalho, fazemos uma retrospectiva da historicidade do projeto desde seu nascedouro nacional, até as atividades individualizadas realizadas pelo NEABi Pontal. Desta forma, elencamos as atividades desenvolvidas, tanto no que diz respeito à formação científica dos/as bolsistas, quanto na formação acadêmica, considerando o direito à aprendizagem.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Nogueira, M. V. R., Gonçalves, L. R. D., & Matildes, H. O. (2023). OUTRAS HISTÓRIAS SOBRE A JUVENTUDE NEGRA: FORMAÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA DE ADOLESCENTES NEGROS/AS EM ITUIUTABA- MG. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(Edição Especial), 130–150. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1496
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Universidade Federal de Uberlândia, PPGECM, Ituiutaba

Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2021). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU). Coordenador do Núcleo de estudos afro-brasileiros e Indígenas da UFU. Presidente da Associação BAOBÁ.

Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia, ICHPO, Ituiutaba

Estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra - Portugal, no Centro de estudos Sociais - CES/UC (2015-2016). É doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP ( 2011) - UNICAMP, mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2004) e graduada em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1987), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1997). Atualmente é professora adjunta no Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO / UFU, no curso de Pedagogia.

Herlan Oliveira Matildes, Universidade Federal de Uberlândia, FACES, Ituiutaba

Graduando em Bacharelado em Serviço Social, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Campus Pontal. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABi PONTAL). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Ações Afirmativas (NEPERE). Bolsista de Graduação do Projeto Afrocientista do (NEABi PONTAL), da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Membro do Centro Acadêmico do Serviço Social, gestão Lélia Gonzalez.