ENCRUZILHADAS ENTRE HISTÓRIAS E ALGUMAS ANÁLISES DO AFROCIENTISTA-NACIONAL EM 2022

Conteúdo do artigo principal

Thatianny Alves de Lima Silva
Silvani dos Santos Valentim
Gabriela Pereira Nunes dos Santos
Deborah Terezinha Conceição
Ketlin Cristina Mouzinho Santos

Resumo

Este artigo tem a intenção de evidenciar algumas das memórias do projeto Afrocientista em âmbito nacional, projeto este realizado pela ABPN e com apoio do Instituto Unibanco. Quanto aos aspectos históricos, buscar-se-á tratar desde a primeira edição do projeto. Quanto às análises de impactos, dedica-se aos resultados da terceira edição, em 2022, acerca de dois eixos: i) concepções e sobre racismo; ii) impactos do projeto na perspectiva de estudantes bolsistas da educação básica. Este é um projeto de intensa complexidade por articular instâncias formativas distintas (escolas de educação básica, ensino técnico-profissional, instituições de ensino superior, e movimentos sociais do povo negro), bem como por ser um projeto extenso nacionalmente (12 NEAB(I)S ou grupo correlato nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste) com 100 estudantes bolsistas da educação básica, 12 bolsistas de graduação, 21 escolas participantes e muitos/as colaboradores/as. Considerando uma análise dos relatos aos questionários iniciais e finais a partir de Lüdke e André (2012) foi possível perceber mudanças em 95,6% na concepção de racismo, especialmente ao que tange uma maior percepção de atitudes e falas racistas no cotidiano, maior posicionamento em falas e comportamentos acerca do tema e o entendimento do caráter estrutural do racismo. Quanto aos impactos, a maioria dos/as bolsistas indicou impactos tanto no âmbito escolar como pessoal. Assim, reiterando o intuito de promover mobilização coletiva para a construção de contextos equânimes e justos, inclusive no âmbito da produção e acesso aos conhecimentos científicos a partir da intelectualidade negra, o Afrocientista enfatiza a relevância em atentar-se para jovens negros/as de modo a incentivar talentos e contribuir com espaços que representam aquilombamentos contemporâneos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, T. A. de L., dos Santos Valentim, S., Nunes dos Santos, G. P., Terezinha Conceição, D., & Mouzinho Santos, K. C. (2023). ENCRUZILHADAS: ENTRE HISTÓRIAS E ALGUMAS ANÁLISES DO AFROCIENTISTA-NACIONAL EM 2022. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(Edição Especial), 11–34. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1493
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Thatianny Alves de Lima Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Goiás (2020- ). Membro do Coletivo Ciata do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão do Instituto de Química (LPEQI/UFG). Coordenadora Nacional/Geral do Projeto Afrocientista (ABPN/IU). Mestra em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, na Universidade de Brasília (2012-2014).

Silvani dos Santos Valentim, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Ph.D. em Educação (Temple University, USA). Professora do PPGET e do Departamento  de  Educação. É gestora da Coordenadoria de Gênero, Raça, Ações Afirmativas e Identidades (CGRAI/CEFET-MG) e pesquisadora das relações raciais educação, trabalho e tecnologias; relações de gênero e diversidades, currículo e formação de professoras (es). Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/CNPq), coordena projetos de pesquisa sobre a democratização e popularização do conhecimento científico com ênfase em gênero e raça (Afrociências/CNPq), Afrocientista (Instituto Unibanco e ABPN) e Minas Negras da ABPN (British Council). Integra o Comitê Científico do GT 21 da ANPEd. É Diretora de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as) (ABPN), participa do World Education Research Association (WERA).

Gabriela Pereira Nunes dos Santos, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Química pela Universidade Federal de Goiás (2022). Bacharel em Química pela Universidade Federal da Bahia (2018). Atual Secretária Financeira do Projeto Afrocientista, gerenciado pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN/IU). Integrante do Coletivo Negro/a Tia Ciata no Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão (LPEQI/UFG), vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) do Instituto de Química da UFG.

Deborah Terezinha Conceição, Universidade Federal de Goiás - UFG

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciada em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Secretária Geral do Projeto Afrocientista (ABPN/IU). Coordenadora Administrativa Financeira do Projeto Investiga Menina!. Integrante do Coletivo Negro/a Tia Ciata no Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI/UFG). Integrante do Núcleo de Educação Musical: Estudos sobre a Música Popular Brasileira (NEM) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Ketlin Cristina Mouzinho Santos, Faculdade UnB Planaltina

Licenciada em Ciências Naturais na Faculdade UnB Planaltina (FUP). Pesquisa de conclusão de curso intitulada “Obtenção da proteína metacaspase recombinante de Trypanosoma cruzi pelo sistema de expressão baseado em vetor de baculovírus (BEV)”. Secretária de comunicação do Projeto Afrocientista (ABPN/IU) desde a segunda edição.