O QUE PENSAM OS ESTUDANTES QUANTO AO APROVEITAMENTO DO SAMBA NO ENSINO DA GEOGRAFIA?

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Altair Caetano

Resumen

O presente artigo corresponde a parte de uma pesquisa qualitativa que investiga se o samba pode ser aproveitado no/para o ensino da Geografia, e se esta prática pode contribuir para a implementação da Lei Nº 10639/03 nas escolas. Ela tem como hipótese que o samba, que é um bem ligado às culturas negras (re)construídas no Brasil, pode aparecer no ensino da Geografia como ferramenta curricular. Entretanto, o aproveitamento do samba no currículo de Geografia seria uma forma de atender os princípios da referida Lei? Nesta perspectiva, além da pesquisa bibliográfica e documental, este estudo contou com a investigação empírica na qual se aplicou questionários semi-estruturados em um grupo de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas localizadas em dois municípios do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Os dados coletados (corpus) foram analisados pela metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

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Cómo citar
Caetano, A. (2017). O QUE PENSAM OS ESTUDANTES QUANTO AO APROVEITAMENTO DO SAMBA NO ENSINO DA GEOGRAFIA?. Revista De La Asociación Brasileña De Investigadores(as) Negros(as), 9(21), 135–158. Recuperado a partir de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/232
Sección
Artigos