O RACISMO CORDIAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA APROVADO PELO PNLD

Conteúdo do artigo principal

Aparecida de Jesus Ferreira
Mábia Camargo

Resumo

O objetivo desse trabalho é observar como as identidades sociais de raça são representadas (MOITA LOPES, 2002; HALL, 2006) no livro didático de inglês e de que forma os livros didáticos podem contribuir para a ratificação e ou desconstrução do racismo. Para tanto, foi necessário através de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, perceber se as questões étnico-raciais são trabalhadas no livro didático e de que forma as identidades de raça estão sendo representadas. O livro analisado foi o primeiro livro da série LINKS, para o sexto ano do Ensino Fundamental. A coleção LINKs passou pela aprovação do PNLD no ano de 2011 e foi distribuída para as escolas da Rede Pública no Estado do Paraná. Na análise feita, o enfoque foi nas imagens, o livro traz figuras de personagens e personalidades negras sem abordar discussões sobre as questões étnico-raciais, dessa forma o livro didático não gera o debate sobre o racismo, caminho inverso à proposta dos documentos oficiais.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ferreira, A. de J., & Camargo, M. (2014). O RACISMO CORDIAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA APROVADO PELO PNLD. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 6(12), 177–202. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/182
Seção
Artigos