CORPORALIDADES, LINGUAGENS E LITERATURAS UMA TRAJETÓRIA AFROCIENTISTA

Conteúdo do artigo principal

Maria Gabriela
Cintia Camargo Vianna

Resumo

O presente texto trata-se de um relato de experiência do bolsista de graduação que acompanhou o trabalho desenvolvido com literatura e linguagens feito com um grupo de oito bolsistas do Ensino Médio de escola da Rede Estadual de Ensino do município de Uberlândia, atendidos pelo projeto Afrocientista/ABPN/INSTITUTO UNIBANCO no ano letivo de 2022, intitulado Afrocientistas YALODE-GEPLAFRO - travessias com a linguagem, localização, centralidade e agência negra,  desenvolvido no âmbito do núcleo correlato YALODE – GEPLAFRO/CNPq/UFU (Coletivo de Estudos e Pesquisa em Poéticas Afrolatinoamericanas e Educação para as Relações Étnico-raciais), que tinha por objetivo esgarçar os limites entre a unidade escolar e  a universidade, na busca de criação de um único território de formação para os jovens bolsistas do projeto. Para tanto, promoveu atividades de formação, especialmente na área de linguagens e literatura, buscando ampliar as condições dos estudantes de colocarem-se como agentes críticos e reflexivos em seus contextos no tocante a sua inserção na universidade e no acesso e difusão de práticas discursivas antirracistas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, M. G., & Vianna, C. C. (2023). CORPORALIDADES, LINGUAGENS E LITERATURAS: UMA TRAJETÓRIA AFROCIENTISTA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(Edição Especial), 213–229. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1506
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Maria Gabriela, Universidade Federal de Uberlândia- UFU

Graduanda do curso de Letras- Universidade Federal de Uberlândia- UFU.

Cintia Camargo Vianna, Universidade Federal de Uberlândia- UFU

Pós-doutora em Estudos da Literatura pela (UFF/2017). Professora ASSOCIADA II no Ileel/UFU (Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia). Coordena o Coletivo de Pesquisa YALODE - GEPLAFRO/CNPQ.). Coordenadora do LINGUAFRO - IDIOMAS AFIRMATIVOS. Membra da ABPN - Associação de Pesquisadores Negros do Brasil. Diretora de Formação e Eventos da APEMG - Associação Mineira de Professores de Espanhol. Membra da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH).