Prezadas/os Leitoras/es,

A revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, é marcada pela escolha de suas temáticas e o teor de suas publicações na divulgação e promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe, promovendo ações multidisciplinares e/ou interdisciplinares na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, assim como incentivando a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas com vistas a realização de trabalhos e formação que considere as pluriepistemias e incentive o diálogo com os saberes tradicionais.

A publicação da Edição Especial do Caderno Temático: III PSINEP - Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras/es, organizado por Maria Lúcia da Silva; Cleber Santos Vieira; Nicéa Quintino Amauro, revisado por Carlos José Lírio, traz como contribuição importante para o cenário dos estudos de Relações Étnico-raciais e o campo dos Estudos e da Prática de Psicologia no Brasil. Os textos apontam para novas possibilidades epistemológicas para a condução da prática clínica da Psicologia e também para profícuos diálogos entre os estudos de Psicologia, Antropologia e Estudos Afrodiaspóricos. Destaca-se ainda que os textos publicados nesse dossiê cumprem importante papel de fomentar indagações que certamente levarão à construção de outros estudos, outros textos, outros diálogos.

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação deste número, e que tornaram factível sua continuidade. Convidamos os leitores e leitoras a navegar por esse volume e, a partir das experiências e investigações aqui compartilhadas, não esmorecerem na reflexão e na prática de uma educação antirracista nesse país.

 

Modupé!

Publicado: 2020-10-30

APRESENTAÇÃO

Cintia Camargo Vianna, Anna Mª Canavarro Benite, Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo, Antonio Novaes da Silva

1-2