UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Conteúdo do artigo principal

Gerson Alves de Oliveira

Resumo

A ampliação de dinâmicas e possibilidades de diálogo entre escola e sociedade fortalece um espaço de ressignificação do material simbólico da cultura afro-brasileira e africana. Desse modo, compreende-se que os desafios, possibilidades e preocupações se ampliam quando se observa o debate em torno da diversidade étnico-racial, o que realça a importância de propostas educacionais com referências culturais afrocentrados de acordo com políticas públicas (Lei N°. 10.639/03 e documentos das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana de 2012) e ações governamentais. Nesse sentido, este artigo parte da perspectiva de que é necessário fazer interface com os saberes oriundos da cultura afro-brasileira existentes no interior da escola de modo a pensá-los enquanto ferramentas didáticas-pedagógicas, instrumento político e histórico. Dessa forma, tornar a história e cultura afro-brasileira um fator de modificação da prática docente em contextos de aplicação da lei 10.639/03. No caso, o artigo terá como foco a reflexão sobre a importância do sentimento étnico afro-brasileiro dentro do ambiente escolar, interpretado como uma nova epistemologia.  Partir-se da perspectiva de que a escola deve ser um lugar de representação dessa nova realidade em que a população negra se coloca como agente político e cultural. A hipótese consiste em dimensionar ferramentas de ensino no espaço escolar, possibilitando a difusão de abordagens multi e interdisciplinares de forma contínua.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Oliveira, G. A. (2023). UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: LIMITES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(Edição Especial), 174–194. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1495
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

Gerson Alves de Oliveira, Instituto Federal do Tocantins

Doutor Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009); Bacharel e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005 e 2006). É professor ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins desde de 2010. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Quilombola, Luta pela terra na região do Bico do Papagaio (norte do Tocantins) e na área da Educação para as Relações étnico-raciais.