DE ÁFRICA, NZINGA; DA DIÁSPORA, DANDARA: COSMOPERCEPÇÃO DESCOLONIZANDO O CORPO NEGRO

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José Artur do Nascimento Silva
Tarcísio Moreira Mendes
Julvan Moreira de Oliveira

Resumo

A socióloga nigeriana Oyèrónke Oyěwùmí (1997) propõe uma distinção entre o modo Ocidental de produzir um mundo e modo africano. O Ocidental, que aqui tomaremos como Branco (SODRÉ, 1988), produz um mundo por meio de uma cosmovisão, privilegiando um único sentido, a visão. Povos não-Brancos, como iorubás tradicionais da Nigéria investigados por Oyěwùmí, produzem um mundo relacionando todos sentidos, sem hierarquizá-los, o que ela chama de “cosmopercepção”. Desse modo, a partir da cosmopercepção, investigaremos povos Bantu de Angola e povos do Quilombo dos Palmares do Brasil. Pretende-se investigar o lugar que corpos como de Nzinga Mbande e Dandara dos Palmares ocupam em sociedades não-Brancas. Outros sentidos que potencializam políticas de descolonização de corpos negros que foram e que estão por vir.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, J. A. do N., Mendes, T. M., & de Oliveira, J. M. (2020). DE ÁFRICA, NZINGA; DA DIÁSPORA, DANDARA: COSMOPERCEPÇÃO DESCOLONIZANDO O CORPO NEGRO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(33), 402–430. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/956
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Artur do Nascimento Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora - Estudante de Doutorado

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Professor da Rede Municipal de Ensino de União dos Palmares, AL

Tarcísio Moreira Mendes, Universidade Federal de Juiz de Fora - Estudante de Doutorado

Abrigado novamente no PPGE/FACED/NEC/UFJF no Doutorado em Educação. Fora Professor do Magistério Superior (substituto) do Curso de Teatro do DELAC/UFSJ (2017/01). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Conchas (2017). Mestre em Educação (2015), PPGE/FACED/UFJF, ziguezagueando na Linha de Pesquisa Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores. Especialista em Teatro e Dança na Educação pela Faculdade Angel Vianna/RJ (2011). Iniciou estudos na FALE/UFJF (2004) destacando o interesse pela Linguística Cognitiva e a Teoria Literária. Desterritorializado, segue a linha em arte e ingressa no Curso de Artes Cênicas da UFOP, bacharelado em interpretação, concluído em agosto/2009. Investiga a relação entre Linguagem e Arte e Loucura e Educação e Filosofias e Diferença desdobradas nos encontros e encantos de autores como Angel e Klauss Vianna e Augusto Boal e Gilles Deleuze e Félix Guattari e Michel Foucault e Friedrich Nietzsche e Peter Pál Pelbart e o papel do artista na sua atualidade. É ator e performer e professor de arte, próximo ao Caps e pesquisador associado ao Travessia Grupo de Pesquisa - certificado pelo CNPq.

Julvan Moreira de Oliveira

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Gestão
e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora; Doutor e mestre em
Educação pela USP; Licenciado em Filosofia pela USF; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas ANIME
(Africanidades, Imaginário e Educação).