MOVIMENTO SOCIAL NEGRO: CAMINHOS EMANCIPATÓRIOS NA LUTA PELA EDUCAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo delinear as lutas empreendidas pelo Movimento Social Negro no âmbito da educação, por meio de um resgate histórico, no qual os avanços, identificados no papel emancipatório da população negra, são a marca mais importante entre as conquistas alcançadas. Os caminhos percorridos na busca teórica foram realizados por meio da verificação de produções no Banco de Teses e Dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Scielo (Scientific Electronic Library Online) e documentos e normativas do Ministério da Educação (MEC), disponíveis on-line. Os resultados demonstram protagonismo do Movimento Social Negro na construção de políticas públicas educacionais, que possuem o desafio cotidiano de enfrentamento do racismo e discriminação racial.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).