O PERFIL RACIAL E A GESTÃO DE DIVERSIDADE NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DE TRÊS ORGANIZAÇÕES EM VILHENA-RO

Conteúdo do artigo principal

José Kennedy Lopes Silva
Regiane Machado de Souza
Adriano Oliveira Cruz
Maristela Abadia Guimarães

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir como se estabelece a participação do negro em três organizações de segmentos distintos no município de Vilhena-RO. Coletaram-se os dados por meio de formulários aplicados aos funcionários dessas organizações com intuito de compreender como é distribuída a raça/cor em relação aos cargos e funções dentro das organizações investigadas. Concluiu-se que o perfil racial dos trabalhadores dessas organizações apresenta características próprias quando comparadas às pesquisas nacionais, que não praticam a gestão de diversidade e que necessitam ampliar as suas ações afirmativas para a inserção e ampliação dos negros no seu quadro de funcionários.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, J. K. L., de Souza, R. M., Cruz, A. O., & Guimarães, M. A. (2021). O PERFIL RACIAL E A GESTÃO DE DIVERSIDADE NO MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DE TRÊS ORGANIZAÇÕES EM VILHENA-RO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(37), 261–292. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/929
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Kennedy Lopes Silva, Universidade Federal de Rondônia

Estudante de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras.
Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Rondônia (PPGA-UNIR). Professor do Departamento Acadêmico de Administração da UNIR no campus de Vilhena-Ro.

Regiane Machado de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Rondônia - Campus de Vilhena.

Adriano Oliveira Cruz, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. Mestre em Zootecnia, pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, em Diamantina/MG.

Maristela Abadia Guimarães, Instituto Federal de Mato Grosso

Membro filiado à Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros (ABPN). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Letras e Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma Universidade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira (NUMDI) Maria Dimpina Lobo Duarte.  Vice-coordenadora da RedeMTUbuntu. Professora do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso.