INDÍCIOS DE UMA PERSPECTIVA (DE)COLONIAL NO DISCURSO DE PROFESSORES (AS) DE QUÍMICA SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

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Silná Maria Batinga Cardoso
Bárbara Carine Soares Pinheiro

Resumo

Esse trabalho investigou a percepção de dois professores de Química do Centro de Referência da Educação de Jovens e Adultos em Aracaju/SE sobre a relevância da temática racial através de dados construídos a partir de entrevistas semi-estruturadas e analisados pela metodologia de análise textual-discursiva (ATD) sob os referenciais de Decolonialidade, dos estudos da Educação das Relações Étnico-raciais e das pesquisas que envolvem o ensino de Química e a Lei 10.639/03. Com base na análise dos dados, foi identificado que os professores dão importância a temática de acordo com as suas experiências de vida e, consequentemente, da sua percepção sobre o racismo. Portanto, é urgente a necessidade de se investir na formação continuada decolonial dos professores para que os capacite a lidar positivamente com as questões raciais em sala de aula.

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Como Citar
Cardoso, S. M. B., & Pinheiro, B. C. S. (2021). INDÍCIOS DE UMA PERSPECTIVA (DE)COLONIAL NO DISCURSO DE PROFESSORES (AS) DE QUÍMICA SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(35), 464–492. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/902
Seção
Artigos