ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NA BAIXADA MARANHENSE
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Resumo
O presente estudo tem por objetivo refletir sobre as condições de acesso e permanência de estudantes quilombolas na educação superior, analisando as percepções de beneficiários do Programa Bolsa Permanência do Ministério da Educação-PBP/MEC, do Campus de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), oriundos de comunidades quilombolas. Discute as políticas de acesso e permanência na Educação Superior, situando a assistência estudantil como importante ferramenta para o combate à evasão e retenção na universidade. Descreve dados referentes ao perfil básico e acadêmico de estudantes quilombolas desse Campus universitário, beneficiários do PBP/MEC, além de elucidar a visão desses sujeitos sobre acesso e permanência de quilombolas na educação superior. A metodologia aplicada foi por meio de pesquisas bibliográficas, questionários estruturados, análise do perfil básico e acadêmico dos estudantes beneficiários do PBP/MEC no Campus Pinheiro/UFMA. A partir dos estudos e dados coletados, identificou-se que esses estudantes são em maioria oriundos do ensino público, ingressantes por sistema de cotas e em cursos de licenciatura. Também que as trajetórias na universidade apresentam desafios de ordem socioeconômica e acadêmica, mas com baixos percentuais de evasão e elevado rendimento acadêmico entre os bolsistas.
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