ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NA BAIXADA MARANHENSE

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DINALVA PEREIRA GONCALVES
EVANDICLEIA FERREIRA DE CARVALHO
ANA PATRICIA DOS SANTOS SODRÉ

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre as condições de acesso e permanência de estudantes quilombolas na educação superior, analisando as percepções de beneficiários do Programa Bolsa Permanência do Ministério da Educação-PBP/MEC, do Campus de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), oriundos de comunidades quilombolas. Discute as políticas de acesso e permanência na Educação Superior, situando a assistência estudantil como importante ferramenta para o combate à evasão e retenção na universidade. Descreve dados referentes ao perfil básico e acadêmico de estudantes quilombolas desse Campus universitário, beneficiários do PBP/MEC, além de elucidar a visão desses sujeitos sobre acesso e permanência de quilombolas na educação superior. A metodologia aplicada foi por meio de pesquisas bibliográficas, questionários estruturados, análise do perfil básico e acadêmico dos estudantes beneficiários do PBP/MEC no Campus Pinheiro/UFMA. A partir dos estudos e dados coletados, identificou-se que esses estudantes são em maioria oriundos do ensino público, ingressantes por sistema de cotas e em cursos de licenciatura. Também que as trajetórias na universidade apresentam desafios de ordem socioeconômica e acadêmica, mas com baixos percentuais de evasão e elevado rendimento acadêmico entre os bolsistas.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
GONCALVES, D. P., CARVALHO, E. F. D., & SODRÉ, A. P. D. S. (2019). ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NA BAIXADA MARANHENSE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 47–70. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/768
Seção
Caderno Temático
Biografia do Autor

DINALVA PEREIRA GONCALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestra em Educação-Gestão de Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Técnica em Assuntos Educacionais do Campus Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pinheiro-MA/Brasil

EVANDICLEIA FERREIRA DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pedagoga do Campus Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pinheiro-MA/Brasil

ANA PATRICIA DOS SANTOS SODRÉ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Técnica em Assuntos Educacionais do Campus Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pinheiro-MA/Brasil