A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INDO ALÉM DO TECNICISMO: UM ESTUDO DE QUESTÕES DE GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PDIS

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Degmar dos Santos
Nídia Heringer
Iria Raquel Borges Wiese
Mario Rodrigues da Silva

Resumo

O presente estudo apresenta pesquisa que teve como objetivo demonstrar como estão sendo abordados, nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI) das Instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, os temas relacionados a Questões Étnico-Raciais, Diversidade, Orientação sexual e Gêneros. Trata-se de uma investigação por meio de análise documental, de cunho quanti-qualitativo, que pode ser caracterizada como exploratória e descritiva, e foi realizada por meio da análise comparativa dos PDIs elaborados com vigência de 2009 a 2013 e de 2014 a 2018, em média, tendo como descritores palavras relacionadas aos temas investigados. O estudo fundamentou-se, também, na Lei nº 11.892/2008, que criou os referidos Institutos Federais, bem como nos Decretos 3.860/2001 e 5.773/2006, que instituíram como obrigatória para todas as instituições de ensino superior a elaboração dos PDIs, elemento central da pesquisa.   Os resultados obtidos possibilitaram propor premissas para a criação e implantação de uma sistemática de desenvolvimento institucional que englobe, além das questões profissionais e tecnológicas, temáticas e discussões relacionadas às questões humanas e de combate às discriminações e desigualdades.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, D. dos, Heringer, N., Wiese, I. R. B., & Silva, M. R. da. (2015). A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INDO ALÉM DO TECNICISMO: UM ESTUDO DE QUESTÕES DE GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PDIS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 7(17), 102–121. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/74
Seção
Dossiê Temático