A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INDO ALÉM DO TECNICISMO: UM ESTUDO DE QUESTÕES DE GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PDIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo apresenta pesquisa que teve como objetivo demonstrar como estão sendo abordados, nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI) das Instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, os temas relacionados a Questões Étnico-Raciais, Diversidade, Orientação sexual e Gêneros. Trata-se de uma investigação por meio de análise documental, de cunho quanti-qualitativo, que pode ser caracterizada como exploratória e descritiva, e foi realizada por meio da análise comparativa dos PDIs elaborados com vigência de 2009 a 2013 e de 2014 a 2018, em média, tendo como descritores palavras relacionadas aos temas investigados. O estudo fundamentou-se, também, na Lei nº 11.892/2008, que criou os referidos Institutos Federais, bem como nos Decretos 3.860/2001 e 5.773/2006, que instituíram como obrigatória para todas as instituições de ensino superior a elaboração dos PDIs, elemento central da pesquisa. Os resultados obtidos possibilitaram propor premissas para a criação e implantação de uma sistemática de desenvolvimento institucional que englobe, além das questões profissionais e tecnológicas, temáticas e discussões relacionadas às questões humanas e de combate às discriminações e desigualdades.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).