SER DOCENTE NEGRO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO: DITOS E NÃO DITOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Alguns estudos têm evidenciado o aumento na participação de negras e negros no ensino superior no Brasil. Sabe-se que esse aumento não é equitativo para todas as áreas de conhecimento. Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa piloto, cujo objetivo foi identificar elementos da trajetória de formação e de atuação de negras e negros na posição docente em programas/cursos de pós-graduação na área de Ciência da Computação no Brasil. Por meio de questionário e entrevistas, identificaram-se elementos qualitativos caracterizadores da trajetória acadêmica de professoras e professores negras e negros na Ciência da Computação, com a perspectiva de fomentar novos estudos sobre relações raciais e de gênero na Ciência da Computação; além de oferecer alguns subsídios para novas pesquisas e ações afirmativas voltadas ao aumento da população negra no quadro docente nos campos das ciências exatas no Brasil.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).