MOVIMENTOS EM MOVIMENTO NA AGENDA DA EDUCAÇÃO
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Resumo
O artigo informa e analisa resultados da pesquisa “Movimentos em movimento” desenvolvida pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso) e pelo Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com a Fundação Carlos Chagas e apoio da Fundação Ford. A investigação teve por objetivo identificar o lugar da agenda educacional na pauta de organizações do movimento negro. Foi realizada no segundo semestre de 2016 pela equipe do projeto Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior – GES-ES, que tem se dedicado ao estudo das políticas de ação afirmativa na educação superior. Foram identificadas 526 organizações de movimentos sociais, sendo 357 com contato, às quais foram enviados os questionários sobre a agenda da educação na pauta dessas entidades. Foram 57 (16%) questionários respondidos e o artigo analisa tanto as dificuldades de localização das organizações quanto o relativamente baixo volume de devoluções. Em resposta à questão do seminário “do que mais precisamos falar” propõe refletir sobre “com quem mais precisamos falar” e apresenta um conjunto questões que devem ser respondidas pelas políticas de ação afirmativa na educação superior.
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