“O MUNDO NO BLACK POWER DE TAYӔ: IDENTIDADE, EDUCAÇÃO E MULTICULTURALIDADE

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Mariana de Souza Alves
Érica Maria Silva Montenegro de Mélo
Hilda Pimentel Carvalho de Souza

Resumo

Trata de uma análise da obra literária “O mundo no black power de Tayó”, história de uma menina que projeta em seu penteado black power, o reconhecimento e valorização da identidade da população negra e por meio dele expressa sua autonomia, beleza e felicidade. Para isso, a pesquisa utiliza alguns conceitos socioantropológicos, tais como, cultura, negritude e pós-colonialismo, além de uma perspectiva educacional e literária acerca de como esses pilares são trabalhados nessas duas instâncias. Conclui que a literatura infantil é um recurso importante para o desenvolvimento de práticas e discussões pedagógicas que promovam a reflexão sobre a multiculturalidade e o consequente combate à discriminação por meio da valorização da ancestralidade, história e cultura de cada povo fortalecendo a identidade da criança para que ela possa sentir-se como Tayó, com sua personalidade fortalecida e pronta para enfrentar com leveza e atitude as mais diversas manifestações de indiferença e atos discriminatórios.

Detalhes do artigo

Como Citar
Alves, M. de S., Mélo, Érica M. S. M. de, & Souza, H. P. C. de. (2020). “O MUNDO NO BLACK POWER DE TAYӔ: IDENTIDADE, EDUCAÇÃO E MULTICULTURALIDADE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(31). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/658
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mariana de Souza Alves, IFPE/UFPE/FAFIRE

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Bibliotecária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE (2014). Mestre em Ciência da Informação, UFPE (2017). Especialista em Literatura Infantojuvenil, FAFIRE-PE (2018). Mediadora de Leitura pelo CCLF/FUNCULTURA (2017). Formação em Contação de Histórias, Pronatec (2014) e Zumbaiar (2018). Coordenadora de projeto e cursos de Extensão no IFPE. Atua na coordenação do Núcleo de Arte e Cultura, IFPE. Produções acadêmicas e área de atuação voltadas para as seguintes temáticas: Leitura, Literatura, Literatura Infantil, Bibliotecas comunitárias, Práticas informacionais e leitoras, Mediação da Leitura, Biblioteconomia, Inclusão e Direitos Humanos.

Érica Maria Silva Montenegro de Mélo, FAFIRE

Poetisa. Pedagoga (Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/ 2002). Mestra em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP/ 2010). Concluinte da Pós-Graduação em Literatura Infanto Juvenil (FAFIRE - 2017/2018). Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade dos Guararapes (Fev/ 2012). Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana (Abril/2018) Professora de Biblioteca da Escola Municipal do Coque (Jun/ 2014), no Recife e Técnica da Secretaria de Educação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, na função de Coordenadora Educacional (Fev/ 2014). Contadora de Histórias formada pelo Grupo Zumbaiar e Formadora de Contadores de Histórias pela Canto do Conto - Mediação de Leitura e Contação de Histórias. Aluna do Brinqueducar - Formação de Brinquedistas (Pref. do Recife). Conselheira da Associação Empreendeler - empreendedorismo juvenil e contação de histórias. Autora de livros de literatura infantil e folhetos de cordel. Formadora de Professores da Editora FTD. Pesquisadora da área de Literatura Infanto Juvenil, Biblioteca Escolar, Formação de Leitores e literatura de cordel. Orientadora de Estudos do PNAIC/ MEC (2013-2018). Formadora de Professores dos anos iniciais da Rede Municipal de Jaboatão. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Anchieta do Recife (2012-2014). Professora convidada da Pós-graduação da Faculdade Metropolitana da Grande Recife e da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) em anos anteriores

Hilda Pimentel Carvalho de Souza, FAFIRE

Assistente Social pela UFPE. Especialista em Literatura Infantojuvenil, FAFIRE (2018).