“O MUNDO NO BLACK POWER DE TAYӔ: IDENTIDADE, EDUCAÇÃO E MULTICULTURALIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Trata de uma análise da obra literária “O mundo no black power de Tayó”, história de uma menina que projeta em seu penteado black power, o reconhecimento e valorização da identidade da população negra e por meio dele expressa sua autonomia, beleza e felicidade. Para isso, a pesquisa utiliza alguns conceitos socioantropológicos, tais como, cultura, negritude e pós-colonialismo, além de uma perspectiva educacional e literária acerca de como esses pilares são trabalhados nessas duas instâncias. Conclui que a literatura infantil é um recurso importante para o desenvolvimento de práticas e discussões pedagógicas que promovam a reflexão sobre a multiculturalidade e o consequente combate à discriminação por meio da valorização da ancestralidade, história e cultura de cada povo fortalecendo a identidade da criança para que ela possa sentir-se como Tayó, com sua personalidade fortalecida e pronta para enfrentar com leveza e atitude as mais diversas manifestações de indiferença e atos discriminatórios.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).