RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E LEI N.º 10.639/2003: ENTRE TEXTOS E DISCURSOS DE DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL DO ESTADO DO PARÁ E DA AMAZÔNIA BRAGANTINA (2003-2017)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
EEste estudo objetiva examinar o Plano Estadual e Municipal de Educação e Leis do Conselho Estadual e Municipal de Educação do município de Bragança, Pará. A pesquisa é qualitativa, documental e bibliográfica. A análise dos dados considerou a análise do discurso com base no dialogismo discursivo de Bakhtin (2010). Os resultados revelam que os documentos analisados defendem o respeito à diversidade cultural como forma de diminuir as desigualdades sociais, o desenvolvimento de políticas de ações afirmativas como instrumentos de integração da população negra e a criação de proposta curricular multicultural que atenda as demandas dos diferentes grupos étnico-raciais. Concluímos que a efetivação da Lei n.º 10.639/2003 é uma possibilidade para o Brasil reverter o quadro histórico de desigualdades raciais e garantir a cidadania da população negra, valorização da diversidade cultural e das identidades negras.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).