PROTAGONISMO DA INFÂNCIA NOS SABERES E FAZERES DO QUILOMBO SAMBAÍBA, CAETITÉ-BA, BRASIL
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Resumo
Este texto discute parte da pesquisa de doutorado ligada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais durante os anos de 2014 a 2018. Trata-se de um estudo interdisciplinar que busca compreender como as crianças protagonizam os saberes e fazeres, transformando o cotidiano numa atividade lúdica e de aprendizagem para o fortalecimento da cultura do território quilombola, assim como a construção de sua identidade. Para tanto, foi realizada uma etnográfica durante oito meses de estadia perene e dois anos de permanência intermitente. Contribuíram para esta reflexão os teóricos: Brandão (1985), Botega (2006), Clifford (2002), Cohn (2005,2013), De Oliveira (1998,2006, 2010), Estrela (2006), Geertz (1999, 2014), O’dwyer (2007), Peirano (2017), Rocha &Tosta (2013) e Souza (2015).
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