PROTAGONISMO DA INFÂNCIA NOS SABERES E FAZERES DO QUILOMBO SAMBAÍBA, CAETITÉ-BA, BRASIL

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Luciete de Cássia Souza Lima Bastos

Resumo

Este texto discute parte da pesquisa de doutorado ligada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais durante os anos de 2014 a 2018. Trata-se de um estudo interdisciplinar que busca compreender como as crianças protagonizam os saberes e fazeres, transformando o cotidiano numa atividade lúdica e de aprendizagem para o fortalecimento da cultura do território quilombola, assim como a construção de sua identidade. Para tanto, foi realizada uma etnográfica durante oito meses de estadia perene e dois anos de permanência intermitente. Contribuíram para esta reflexão os teóricos: Brandão (1985), Botega (2006), Clifford (2002), Cohn (2005,2013), De Oliveira (1998,2006, 2010), Estrela (2006), Geertz (1999, 2014), O’dwyer (2007), Peirano (2017), Rocha &Tosta (2013) e Souza (2015).

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Como Citar
Bastos, L. de C. S. L. (2018). PROTAGONISMO DA INFÂNCIA NOS SABERES E FAZERES DO QUILOMBO SAMBAÍBA, CAETITÉ-BA, BRASIL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(26), 172–201. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/645
Seção
Artigos