CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A LEI 10.639/03 NUMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

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Fabiana Ferreira de Lima
Sonia Maria Vieira da Silva
Maria Elena Viana Souza
Claudia Miranda

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, realizada com professores de uma Instituição Federal, atuantes no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi conhecer o que pensam e o que sabem sobre a Lei no 10.639/03 e os conceitos fundantes dos debates referentes às relações étnico-raciais, para fins de subsidiar a implementação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, no indicativo de ações necessárias à sua atuação.[1] A pesquisa privilegiou a aplicação de questionário, voluntário e anônimo.  A análise dos dados, com base em Munanga (2005), Fernandes (2009), Gomes (2005, 2011), Lopes (2005) e Trindade (2008),revelou que alguns docentes: demonstraram conhecimento superficial dos conceitos desta temática; realizam atividades pontuais na sala de aula; e apontam a necessidade de formação para desenvolvimento de conhecimentos e elaboração de atividades, que auxiliem à efetivação desta temática, no cotidiano escolar.


 

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Como Citar
Lima, F. F. de, Silva, S. M. V. da, Souza, M. E. V., & Miranda, C. (2016). CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A LEI 10.639/03 NUMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 8(18), 440–455. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/61
Seção
Artigos