EXISTE UMA PRÁTICA EFETIVA DA LEI 10.639/03 NO ESPAÇO ESCOLAR?

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Antonia Regina dos Santos Abreu Alves
Francis Musa Boakari

Resumo

As relações sociais construídas em nosso país são marcadas por muitas tensões. Falar nestas categorias é humanizar as realidades contemporâneas, especialmente, as relações dinâmicas e desigualdades persistentes envolvendo brasileiros afrodescendentes. O referido artigo apresenta uma experiência desenvolvida por integrantes do Núcleo de Pesquisa Roda Griô-GEAfro (Gênero, educação e afrodescendência) na II Semana Afro-cultural da Faculdade Santo Agostinho, momento em que se discutiu as Políticas de Ação Afirmativa, a Lei 10.639/03 e sua implicação no ambiente escolar. O debate pautou-se com a discussão da lei que institui a obrigatoriedade do estudo da África e cultura e Afro-Brasileira. Assim, ancoramo-nos em autores/as como Castro (2008), Silva (2008), Cavalleiro (2008), dentre outros, entendendo que as discussões precisam continuar, pois o processo de formação da pessoa está em constantes modificações e conflitos sociais que poderiam levar ao diálogo e à humanização.

Detalhes do artigo

Como Citar
Alves, A. R. dos S. A., & Boakari, F. M. (2016). EXISTE UMA PRÁTICA EFETIVA DA LEI 10.639/03 NO ESPAÇO ESCOLAR?. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 8(18), 426–439. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/60
Seção
Artigos