VAMOS BRINCAR DE RACISMO? OLHARES SOBRE OS JOVENS COTISTAS DO CEFET/RJ

Conteúdo do artigo principal

Samantha Rodrigues de Oliveira
Carlos Henrique dos Santos Martins

Resumo

A escola sempre foi um lugar marcado pela presença de jovens e muitas vezes interpretado por eles como um ambiente enfadonho, tendo por característica padronizar o comportamento e o ensino. Para a comunidade escolar, o problema de aprendizagem e disciplina está centrado na juventude. Contudo, os problemas que se concebem no ambiente escolar não se reduzem apenas à aprendizagem, havendo também desafios na relação entre os jovens que constituem o ambiente escolar. Nesse sentido, o presente trabalho surge com a tentativa de entender como se dá a relação entre os jovens no ambiente escolar e como os jovens negros cotistas são vistos e tratados neste ambiente. Para isso, foi selecionada a instituição CEFET/RJ, unidade Maracanã, a fim de compreender como a implantação da política de cotas- fundamentada pela lei 12.711/2012- está sendo vivenciada pelos alunos na referida instituição.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, S. R. de, & Martins, C. H. dos S. (2016). VAMOS BRINCAR DE RACISMO? OLHARES SOBRE OS JOVENS COTISTAS DO CEFET/RJ. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 8(18), 413–425. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/59
Seção
Artigos