VAMOS BRINCAR DE RACISMO? OLHARES SOBRE OS JOVENS COTISTAS DO CEFET/RJ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A escola sempre foi um lugar marcado pela presença de jovens e muitas vezes interpretado por eles como um ambiente enfadonho, tendo por característica padronizar o comportamento e o ensino. Para a comunidade escolar, o problema de aprendizagem e disciplina está centrado na juventude. Contudo, os problemas que se concebem no ambiente escolar não se reduzem apenas à aprendizagem, havendo também desafios na relação entre os jovens que constituem o ambiente escolar. Nesse sentido, o presente trabalho surge com a tentativa de entender como se dá a relação entre os jovens no ambiente escolar e como os jovens negros cotistas são vistos e tratados neste ambiente. Para isso, foi selecionada a instituição CEFET/RJ, unidade Maracanã, a fim de compreender como a implantação da política de cotas- fundamentada pela lei 12.711/2012- está sendo vivenciada pelos alunos na referida instituição.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).