CULTURA AFRO-BRASILEIRA, EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: UM OLHAR SOBRE A PROPOSTA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO PARA INTRODUÇÃO DA CAPOEIRA NO ESPAÇO ESCOLAR

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Vinícius Oliveira Pereira

Resumo

O artigo é uma derivação das reflexões da pesquisa de mestrado, onde analisei o trabalho desenvolvido com a capoeira em uma escola municipal de Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, que identificou o Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, como uma das principais portas de entrada da capoeira nas escolas das redes públicas municipais, estaduais e distrital, buscou compreender, também, como o Programa tem pautado o diálogo contemporâneo entre a escola e a capoeira. A investigação de caráter etnográfico lançou mão de observação participante nas aulas de capoeira e de análise dos documentos que regulam as atividades do mencionado Programa. Os primeiros achados da pesquisa apontam: (1) a relevância do Programa Mais Educação para introdução da capoeira nas escolas; (2) a consonância das perspectivas dos Ministérios da Educação e da Cultura, que reconhecem a capoeira como patrimônio imaterial; (3) uma nova abordagem da capoeira no espaço escolar, que se diferencia de propostas passadas; (4) predominância de uma abordagem que valoriza os aspectos esportivos da capoeira no universo investigado.

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Como Citar
Pereira, V. O. (2016). CULTURA AFRO-BRASILEIRA, EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: UM OLHAR SOBRE A PROPOSTA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO PARA INTRODUÇÃO DA CAPOEIRA NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 8(18), 392–412. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/58
Seção
Artigos