FRANCOFONIA E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (FRANCÊS) À LUZ DA LEI 10.639/2003

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Jane Margareth Ferreira
Lucia Maria Assunção Barbosa

Resumo

A francofonia tem sido defendida como uma forma de coabitação cultural, de respeito à diversidade, de solidariedade entre povos. A Lei nº 10.639/2003 garante o ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira em todas as disciplinas do currículo escolar brasileiro, do Ensino Fundamental e Médio.  Os materiais didáticos, contendo também elementos culturais podem contribuir para a promoção da educação para as relações étnico-raciais no ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE).  Esta pesquisa se propõe a investigar como o ensino de cultura associado à francofonia e à lei 10.639/2003 um ensino que também vise à educação das relações étnico-raciais. Esta pesquisa, caracterizada como uma pesquisa-ação, de caráter interpretativista, foi realizada em ambiente de centro público de línguas e, ao concluí-la, esperamos contribuir para a reflexão sobre a inserção da cultura no ensino de línguas como um elemento provocador de reflexões, debates, formação do indivíduo, construção de novas perspectivas sociais e também desconstrução de valores relacionados à raça e preconceitos cultivados em nosso meio.

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Como Citar
Ferreira, J. M., & Barbosa, L. M. A. (2018). FRANCOFONIA E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (FRANCÊS) À LUZ DA LEI 10.639/2003. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 262–286. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/540
Seção
Caderno Temático