DESAFIOS NA EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL FLORESTAN FERNANDES

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Patrícia Maria de Souza Santana
Patrícia Mendonça Alves Pereira de Souza
João Manoel Ferreira Gomes

Resumo

O presente artigo relata uma experiência da Escola Municipal Florestan Fernandes, situada na região norte de Belo Horizonte, e referência na implementação da LDB 9394/96, alterada pela lei 10639/03, ao longo de quase uma década. Será analisada a importância da institucionalização da temática racial na escola, destacando-se a gestão escolar e o trabalho coletivo como componentes fundamentais para a efetivação de uma educação para as relações raciais e antirracismo. Pretende-se enfatizar o projeto “O Direito à Liberdade Religiosa na Escola: Construindo Valores Éticos para uma Convivência Pacífica”, realizado em 2016, como experiência exitosa no enfrentamento à intolerância religiosa que acomete principalmente as matrizes religiosas africanas e afro-brasileiras.

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Como Citar
Santana, P. M. de S., Souza, P. M. A. P. de, & Gomes, J. M. F. (2018). DESAFIOS NA EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL FLORESTAN FERNANDES. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(Ed. Especi), 184–205. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/536
Seção
Caderno Temático