DESAFIOS NA EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL FLORESTAN FERNANDES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo relata uma experiência da Escola Municipal Florestan Fernandes, situada na região norte de Belo Horizonte, e referência na implementação da LDB 9394/96, alterada pela lei 10639/03, ao longo de quase uma década. Será analisada a importância da institucionalização da temática racial na escola, destacando-se a gestão escolar e o trabalho coletivo como componentes fundamentais para a efetivação de uma educação para as relações raciais e antirracismo. Pretende-se enfatizar o projeto “O Direito à Liberdade Religiosa na Escola: Construindo Valores Éticos para uma Convivência Pacífica”, realizado em 2016, como experiência exitosa no enfrentamento à intolerância religiosa que acomete principalmente as matrizes religiosas africanas e afro-brasileiras.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).