EDUCAÇÃO ESCOLAR, TERRITÓRIO E CULTURA QUILOMBOLA: EXPERIENCIAS, PESQUISAS E VIVÊNCIAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo é resultado de trabalhos, das atividades pedagógicas, debates teórico-metodológicos, dos módulos ministrados e da execução pela equipe pedagógica e coordenadora do curso Educação Escolar Quilombola - O Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva – território e cultura quilombola durante os anos de 2014 e 2015. O curso é resultado de um projeto de extensão executado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (Campus de Porto Nacional) e Pró-Reitora de Extensão com o Ministério da Educação e Cultura com um total de 200 horas. Desenvolvido em dois polos, um na Comunidade Quilombola Malhadinha - Brejinho de Nazare-TO e outro em Ipueiras-TO com o objetivo de formar lideranças e membro das comunidades quilombolas no Tocantins. O objetivo do curso foi trabalhar a Educação Escolar Quilombola com foco no território, historia e cultura das comunidades.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).