EDUCAÇÃO ESCOLAR NO QUILOMBO SANTA RITA DO BRACUÍ: AVANÇOS E DESAFIOS

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Dayana Doria Vieira
Maria Alice Rezende Gonçalves

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar duas visitas técnicas com objetivos pedagógicos realizadas no quilombo de Santa Rita do Bracuí do município de Angra dos Reis no Estado do Rio de Janeiro destacando os avanços e obstáculos na implementação das diretrizes curriculares da educação escolar quilombola.  Desde a introdução das recentes políticas de reconhecimento dos direitos civis das comunidades quilombolas temos avançado como também enfrentado desafios na implementação de uma metodologia especial para esses grupos, a educação escolar quilombola.  Concluímos que as políticas públicas da diversidade e de inclusão fizeram surgir um novo sujeito no cenário educacional brasileiro “o quilombola” e uma nova metodologia pedagógica para atendê-los.  Entre conquistas e obstáculos na implementação das diretrizes curriculares da educação escolar quilombola, o quilombo de Santa Rita do Bracuí vem procurando formar educadores comprometidos com as demandas do grupo como também garantir a inserção de longa duração desses no sistema de ensino público.  Além de garantias do cumprimento, por parte do sistema de escolar local, dos objetivos e metas das diretrizes curriculares da educação escolar quilombola.  Procurando aliados seja no governo ou na sociedade civil o quilombo do Bracuí aposta na inclusão de seus membros na sociedade brasileira por meio da educação escolar.

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Como Citar
Vieira, D. D., & Gonçalves, M. A. R. (2016). EDUCAÇÃO ESCOLAR NO QUILOMBO SANTA RITA DO BRACUÍ: AVANÇOS E DESAFIOS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 8(18), 132–155. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/46
Seção
Dossiê Temático