PEDAGOGIAS QUILOMBOLAS E APRENDIZAGENS DECOLONIAIS NA DINAMICA ORGANIZACIONAL DAS POPULAÇÕESS NEGRAS

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Claudia Miranda
Fanny Milena Quiñones Riascos
Jhon Henry Arboleda

Resumo

Neste artigo trabalhamos com a idéia de redes de intelectuais e legados quilombolas. Ganhou centralidade um fragmento da obra Discurso sobre o colonialismo de Aimé Césaire (2006) e essa referência emerge pela sua análise sobre uma civilização ferida. O pensador da Negritude localiza as identidades dos colonizadores e colonizados como aprisionadas. Vimos alguns pontos de contato com a teorização de Abdias Nascimento (1968) sobre quilombismo além da referência feita por Beatriz Nascimento em seu documentário "Ori" (1989). Realizamos uma aproximação com a questão relacionada com o ideário de outras educações e aprendizagens decoloniais. A nosso ver, tudo isso serve para alimentar a defesa e proposição de uma perspectiva emancipatória e libertadora onde as ancestralidades africanas saem em primeiro plano indo além de Palenques e Quilombos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Miranda, C., Riascos, F. M. Q., & Arboleda, J. H. (2016). PEDAGOGIAS QUILOMBOLAS E APRENDIZAGENS DECOLONIAIS NA DINAMICA ORGANIZACIONAL DAS POPULAÇÕESS NEGRAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 8(18), 25–43. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/41
Seção
Dossiê Temático