PEDAGOGIAS QUILOMBOLAS E APRENDIZAGENS DECOLONIAIS NA DINAMICA ORGANIZACIONAL DAS POPULAÇÕESS NEGRAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo trabalhamos com a idéia de redes de intelectuais e legados quilombolas. Ganhou centralidade um fragmento da obra Discurso sobre o colonialismo de Aimé Césaire (2006) e essa referência emerge pela sua análise sobre uma civilização ferida. O pensador da Negritude localiza as identidades dos colonizadores e colonizados como aprisionadas. Vimos alguns pontos de contato com a teorização de Abdias Nascimento (1968) sobre quilombismo além da referência feita por Beatriz Nascimento em seu documentário "Ori" (1989). Realizamos uma aproximação com a questão relacionada com o ideário de outras educações e aprendizagens decoloniais. A nosso ver, tudo isso serve para alimentar a defesa e proposição de uma perspectiva emancipatória e libertadora onde as ancestralidades africanas saem em primeiro plano indo além de Palenques e Quilombos.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).