UNI, DUNI, TÊ, UM CURRÍCULO COLORÊ, ESCOLHIDO POR VOCÊ: UM ENSAIO SOBRE EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, INSPIRADAS NO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse ensaio é um exercício de reflexão acerca do tema desse dossiê – Por uma produção de Ciência Negra: experiências nos Currículos de Química, Física, Matemática e Biologia – buscando destacar algumas experiências pedagógicas da Educação Básica e alguns aspectos que se envolveram no pôr em pauta a relação entre epistemologia do conhecimento e questões sociorraciais, impulsionadas pelo saber-fazer a Transdisciplinaridade, sob orientação teórica do Programa Etnomatemática, de D'Ambrosio. Longe de evidenciar certezas e conclusões, propomos, apenas, buscar concepções motivadoras e otimistas e parceiros, que arrisquem e ousem inovações, sem perder de vista o sociocultural e a perspectiva de Educação Integral.
Detalhes do artigo
Como Citar
Sousa, O. S. (2017). UNI, DUNI, TÊ, UM CURRÍCULO COLORÊ, ESCOLHIDO POR VOCÊ: UM ENSAIO SOBRE EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, INSPIRADAS NO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(22), 303–311. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/409
Seção
Dossiê Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).