CONHECIMENTOS ETNOMATEMÁTICOS PRODUZIDOS POR MULHERES NEGRAS TRANÇADEIRAS

Conteúdo do artigo principal

Luane Bento dos Santos

Resumo

Nesse artigo, abordarmos os conhecimentos etnomatemáticos utilizados na preparação dos penteados “afros”. Argumentamos que o cotidiano profissional de mulheres negras trançadeiras está impregnado de saberes e fazeres matemáticos e que estas formas de conhecimento são invisíveis na sociedade brasileira. Preocupamos-nos em demonstrar as práticas culturais afrodiaspóricas, os penteados afros, como potentes ferramentas pedagógicas para a matemática do ensino fundamental, especialmente a geometria escolar. Refletimos sobre as possíveis estratégias de ensino de matemática escolar, a partir dos saberes e fazeres do universo feminino negro, bem como criarmos suportes metodológicos para a implantação da lei de n. 10.639/2003 de História e Cultura Africana e Afro-brasileira e procuramos ressignificar o lugar de produção de conhecimentos africanos no que se refere aos campos tecnológicos e matemáticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, L. B. dos. (2017). CONHECIMENTOS ETNOMATEMÁTICOS PRODUZIDOS POR MULHERES NEGRAS TRANÇADEIRAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(22), 123–148. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/401
Seção
Dossiê Temático