RODA DE CONVERSA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: A QUÍMICA DO CABELO E O EMPODERAMENTO NEGRO NO ENSINO DE QUÍMICA

Conteúdo do artigo principal

Cristiane Aparecida Fernandes de Jesus
Jorge Cardoso Messeder

Resumo

Este artigo traz discussões sobre um tema social e químico, o principal objetivo foi utilizar o tema “química capilar” como norteador, a fim de abordá-lo fora da academia, e com isto, levantar discussões relativas ao cotidiano e às perspectivas sociais. Realizou-se uma intervenção no evento denominado EncresKids, tendo a roda de conversa como instrumento metodológico da pesquisa. Os dados obtidos foram transcritos e analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados, obteve-se um texto que abordava o alisamento e química capilar, saúde e a ditadura da beleza, além de aspectos étnico-raciais abrangidos na averiguação. O trabalho desenvolvido infere que vieses adotados nesta pesquisa podem trazer resultados positivos para a sociedade, assim como, permitir que debates similares sejam proferidos em espaços não formais e dentro da sala de aula, pela comunidade acadêmica.Este artigo traz discussões sobre um tema social e químico, o principal objetivo foi utilizar o tema “química capilar” como norteador, a fim de abordá-lo fora da academia, e com isto, levantar discussões relativas ao cotidiano e às perspectivas sociais. Realizou-se uma intervenção no evento denominado EncresKids, tendo a roda de conversa como instrumento metodológico da pesquisa. Os dados obtidos foram transcritos e analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados, obteve-se um texto que abordava o alisamento e química capilar, saúde e a ditadura da beleza, além de aspectos étnico-raciais abrangidos na averiguação. O trabalho desenvolvido infere que vieses adotados nesta pesquisa podem trazer resultados positivos para a sociedade, assim como, permitir que debates similares sejam proferidos em espaços não formais e dentro da sala de aula, pela comunidade acadêmica.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Jesus, C. A. F., & Messeder, J. C. (2018). RODA DE CONVERSA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: A QUÍMICA DO CABELO E O EMPODERAMENTO NEGRO NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 10(24), 275–300. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/378
Seção
Artigos