RODA DE CONVERSA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: A QUÍMICA DO CABELO E O EMPODERAMENTO NEGRO NO ENSINO DE QUÍMICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo traz discussões sobre um tema social e químico, o principal objetivo foi utilizar o tema “química capilar” como norteador, a fim de abordá-lo fora da academia, e com isto, levantar discussões relativas ao cotidiano e às perspectivas sociais. Realizou-se uma intervenção no evento denominado EncresKids, tendo a roda de conversa como instrumento metodológico da pesquisa. Os dados obtidos foram transcritos e analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados, obteve-se um texto que abordava o alisamento e química capilar, saúde e a ditadura da beleza, além de aspectos étnico-raciais abrangidos na averiguação. O trabalho desenvolvido infere que vieses adotados nesta pesquisa podem trazer resultados positivos para a sociedade, assim como, permitir que debates similares sejam proferidos em espaços não formais e dentro da sala de aula, pela comunidade acadêmica.Este artigo traz discussões sobre um tema social e químico, o principal objetivo foi utilizar o tema “química capilar” como norteador, a fim de abordá-lo fora da academia, e com isto, levantar discussões relativas ao cotidiano e às perspectivas sociais. Realizou-se uma intervenção no evento denominado EncresKids, tendo a roda de conversa como instrumento metodológico da pesquisa. Os dados obtidos foram transcritos e analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados, obteve-se um texto que abordava o alisamento e química capilar, saúde e a ditadura da beleza, além de aspectos étnico-raciais abrangidos na averiguação. O trabalho desenvolvido infere que vieses adotados nesta pesquisa podem trazer resultados positivos para a sociedade, assim como, permitir que debates similares sejam proferidos em espaços não formais e dentro da sala de aula, pela comunidade acadêmica.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).