NEGAR, SILENCIAR, APAGAR:A GESTÃO ESCOLAR FRENTE À EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA - UM ESTUDO DE CASO

Conteúdo do artigo principal

Aldenora Macedo

Resumo

Este trabalho aborda as percepções da gestão escolar acerca do racismo na escola buscando destacar a importância da abordagem étnico-racial nas práticas pedagógicas de professoras/es e direção, com foco nos ordenamentos legais – em destaque a Lei 10.639/2003, e sua relação com a ética profissional, requisito à gestão democrática. Elegi como referencial para o debate acerca das relações raciais, educação antirracista e gestão escolar pesquisadoras/es como Gomes, Munanga, Fernandes, Quijano, Cury e Garcia-Filice. De forma exploratória observei momentos de convivência e realizei entrevista com a direção de uma escola do Distrito Federal, com o objetivo de identificar as percepções da gestão, e da instituição como um todo, acerca da abordagem de questões raciais em suas práticas. Concluímos que a gestão escolar, mesmo consciente da exigência da abordagem antirracista no ensino, porém não considerando-a importante, se torna empecilho à tais abordagens, relegando ao trabalho solitário profissionais que não aderem ao seu silenciamento.

Detalhes do artigo

Como Citar
Macedo, A. (2017). NEGAR, SILENCIAR, APAGAR:A GESTÃO ESCOLAR FRENTE À EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA - UM ESTUDO DE CASO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(22), 385–408. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/265
Seção
Artigos