É POSSÍVEL CONSTRUIR UM OUTRO CONTINENTE AFRICANO NA ESCOLA? EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES1
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, realiza-se uma retomada de experiências vividas em um curso de Aperfeiçoamento em História da África e das Culturas Afro-brasileiras para professores da rede pública (municipal e estadual), bem como um diálogo com a prática de tais experiências e suas influências no exercício docente vivido no chão da sala. Explicita-se, também, a lacuna ainda existente em torno da apropriação, por parte dos professores, de conceitos como raça, racismo e preconceito racial, bem como a necessidade de superar percalços na busca por profissionais concatenados com a realidade social e com a luta por de uma educação que contemple a diversidade étnico-racial na perspectiva do direito.
Detalhes do artigo
Como Citar
Martins, F. A. S. (2012). É POSSÍVEL CONSTRUIR UM OUTRO CONTINENTE AFRICANO NA ESCOLA? EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES1. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 4(8), 170–191. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/259
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).