IDENTIDADES NEGRAS ENTRELAÇADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões de minha tese de doutorado sobre como a temática afro-brasileira é tratada no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, em Campina Grande/PB. A metodologia do estudo foi a pesquisa nos/dos/com os cotidianos (ALVES, 2008) e através da observação - conversas sobre histórias de vida e narrativas de oito praticantes (CERTEAU, 2007), quatro estudantes negras e quatro professoras negras -, buscamos compreender as redes tecidas na formação docente. Os resultados apontam para a necessidade do aprofundamento da temática no âmbito do curso e a ressonância de mais envolvidos, pois a sensibilização de docentes comprometidos neste aspecto permitirá um trabalho contínuo e sistemático, garantindo uma melhor formação.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).