TEMAS SOBRE O/A NEGRO/A: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO CURRICULUM LATTES
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Resumo
As pesquisas sobre a temática étnico-racial caminham, timidamente, em quase todas as áreas do conhecimento, apresentando uma insuficiência que interdita o desenvolvimento de uma produção de conhecimento mais fértil nas bibliotecas das universidades públicas. O objetivo deste artigo é identificar e analisar os temas mais trabalhados em sua produção de conhecimento. Para tanto, adotamos a abordagem qualitativa e a técnica de análise crítico-interpretativa em que o pesquisador está inserido no contexto. O campo empírico da pesquisa foi o Curriculum Lattes - CNPq de pesquisadores/as de seis pós-graduações da UFPB. Os dados foram coletados por meio de planilhas e quadros com vistas à compreensão do pensamento acadêmico que permanece cristalizado para atender aos gestos de dominação da elite branca e desfigurar os/as negro/as em sua história e cultura. Concluímos afirmando que as relações raciais ainda permanecem baseadas nas discriminações, preconceitos e racismos, fazendo com que a memória da ciência dessa instituição torne o povo negro (in)visível na produção de conhecimento. Sendo assim, o atual contexto de exclusão, onde estamos inseridos, não se distancia de um passado escravista, onde a memória individual/coletiva do/a negro/as foi apagada nos processos de criação de uma sociedade baseada no modelo eurocêntrico.
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