O IMPACTO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO CURRÍCULO ACADÊMICO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As políticas de ações afirmativas têm sido acompanhadas e avaliadas, especialmente, através de indicadores numéricos de acesso e acompanhamento de desempenho de alunos cotistas, mas, pouco se examinou e produziu a respeito das mudanças previstas para as universidades nos documentos normativos e curriculares sobre as relações étnico-raciais. Desse modo, o presente artigo apresenta dados de uma pesquisa que analisa a adoção das ações afirmativas no ensino superior brasileiro e os impactos de tal medida na estrutura curricular dessas instituições. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental sobre a adoção da temática no âmbito curricular onde verificou que as questões raciais aparecem de forma periférica na estrutura curricular dos cursos de graduação e são embrionárias na extensão.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).