O RACISMO CORDIAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA APROVADO PELO PNLD
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo desse trabalho é observar como as identidades sociais de raça são representadas (MOITA LOPES, 2002; HALL, 2006) no livro didático de inglês e de que forma os livros didáticos podem contribuir para a ratificação e ou desconstrução do racismo. Para tanto, foi necessário através de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, perceber se as questões étnico-raciais são trabalhadas no livro didático e de que forma as identidades de raça estão sendo representadas. O livro analisado foi o primeiro livro da série LINKS, para o sexto ano do Ensino Fundamental. A coleção LINKs passou pela aprovação do PNLD no ano de 2011 e foi distribuída para as escolas da Rede Pública no Estado do Paraná. Na análise feita, o enfoque foi nas imagens, o livro traz figuras de personagens e personalidades negras sem abordar discussões sobre as questões étnico-raciais, dessa forma o livro didático não gera o debate sobre o racismo, caminho inverso à proposta dos documentos oficiais.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).