EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A DISTÂNCIA: UM DEBATE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO DISTRITO FEDERAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo analisa o curso Educação para a Igualdade Étnico-Racial, promovido pela rede pública de ensino do DF em 2011, na modalidade a distância. O objetivo central é identificar os percalços e avanços que essa formação continuada de professores resultou, no intuito de responder a problemática: a educação a distância consegue promover ações de formação continuada para professores na perspectiva antirracista? A epistemologia teórica é o marxismo e a metodologia adotada envolve a análise documental e revisão bibliográfica. Os eixos analíticos adotados são a Educação a Distância, EaD; Educação das Relações Étnico-Raciais e Currículo da Formação de Professores, ocorrida no DF. Uma contradição detectada foi a ausência de uma efetiva inserção das questões étnico-raciais como temática nas políticas de formação docente materializada por meio de cursos na modalidade EaD no Projeto Político Pedagógico no Distrito Federal, o que resulta em ações mínimas.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).