O MEDO DE QUE OS NEGROS ENTREM NA ESCOLA: A RECUSA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL
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Resumo
O objetivo desse artigo é retraçar, desde as origens, a exclusão da população negra da escola brasileira. A autora argumenta que a recusa do Estado de oferecer escola para a população negra deve ser buscada no medo de rebeliões escravas no século XIX e, posteriormente, nas teorias racistas que deram caução científica à inutilidade da escola para essa população. O artigo discute a hipótese de que a configuração específica que o preconceito racial assumiu no Brasil do século XX, acobertado pelo mito de democracia racial, mantém relações de sentido com o descaso do Estado brasileiro para com a educação pública.
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Como Citar
Souza, M. C. C. C. de. (2014). O MEDO DE QUE OS NEGROS ENTREM NA ESCOLA: A RECUSA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 6(12), 61–77. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/177
Seção
Artigos
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