A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO IMAGINÁRIO SOBRE AS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS

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Lucimar Rosa Dias
Maria Celma Borges
Maura Tânia Guimarães
Giovani José da Silva
Raquel Elizabeth Saes Quilles

Resumo

Este artigo apresenta o processo de produção de material didático sobre histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas que deve ser obrigatoriamente trabalhado nas instituições escolares conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394, de 1996. Busca desencadear reflexões sobre a construção de um novo imaginário dessas culturas por meio de material que reconheça as múltiplas formas de resistências desses grupos na constituição da sociedade brasileira. A metodologia utilizada na confecção dos livros pautou-se na concepção colaborativa e teve como princípio o diálogo crítico entre os/as autores/as. Tomou-se como baliza as teorias críticas de educação e os princípios da nova história e da história social, articulando-as a defesa de uma educação inclusiva que se fundamenta na concepção de direitos humanos, no respeito a diferença e no questionando dos processos de produção da desigualdade. 

Detalhes do artigo

Como Citar
Dias, L. R., Borges, M. C., Guimarães, M. T., Silva, G. J. da, & Quilles, R. E. S. (2014). A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO IMAGINÁRIO SOBRE AS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 6(13), 403–424. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/169
Seção
Artigos