Pedagogias da ancestralidade: perspectivas para ensino de filosofias africanas no Brasil perspectives for teaching African philosophies in Brazil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto tem o intuito de dialogar com saberes ancestrais femininos que bordam perspectivas para uma educação afrorreferenciada, portanto, plural, diversa, inclusiva, antirracista e com objetivo de transforAMAR o educar e o conhecimento. São tessituras delineadas por poéticas de encantamento das filosofias africanas, desse modo, pautam-se na implicação com a potencialização da vida, a escuta sensível e a ética do cuidado. Assim, a pedagogia da ancestralidade apresenta-se como fio que bordará essa teia Ananseana de transformAÇÃO e criação de outros mundos possíveis, contribuindo com a implementação da Lei. 10.639 / 2003, desde / com vozes femininas e ancestrais.
Detalhes do artigo
Como Citar
Machado, A. F. (2023). Pedagogias da ancestralidade: perspectivas para ensino de filosofias africanas no Brasil: perspectives for teaching African philosophies in Brazil. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 17(Edição Especial), 63–72. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1668
Seção
Artigos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).