Pedagogias da ancestralidade: perspectivas para ensino de filosofias africanas no Brasil perspectives for teaching African philosophies in Brazil

Conteúdo do artigo principal

Adilbênia Freire Machado

Resumo

Este texto tem o intuito de dialogar com saberes ancestrais femininos que bordam perspectivas para uma educação afrorreferenciada, portanto, plural, diversa, inclusiva, antirracista e com objetivo de transforAMAR o educar e o conhecimento. São tessituras delineadas por poéticas de encantamento das filosofias africanas, desse modo, pautam-se na implicação com a potencialização da vida, a escuta sensível e a ética do cuidado. Assim, a pedagogia da ancestralidade apresenta-se como fio que bordará essa teia Ananseana de transformAÇÃO e criação de outros mundos possíveis, contribuindo com a implementação da Lei. 10.639 / 2003, desde / com vozes femininas e ancestrais.

Detalhes do artigo

Como Citar
Machado, A. F. (2023). Pedagogias da ancestralidade: perspectivas para ensino de filosofias africanas no Brasil: perspectives for teaching African philosophies in Brazil. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 17(Edição Especial), 63–72. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1668
Seção
Artigos