ANGÚSTIAS E POTÊNCIAS: OS DESDOBRAMENTOS DA MULHER NEGRA FRENTE AS OPRESSÕES NO ÂMBITO ACADÊMICO LOS DESARROLLOS DE LA MUJER NEGRA FRENTE A LAS OPRESIONES EN EL CAMPO ACADÉMICO

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Caroline Souza de Oliveira
Mariana de Castro Moreira

Resumo

Esta pesquisa surge do incômodo de ver o silenciamento das potências de mulheres negras no âmbito acadêmico, sendo retratada apenas como vítimas das opressões, enquanto suas potências são ignoradas. Como objetivo geral, pretende-se analisar os impactos do silêncio na subjetividade do sujeito negro e a elaboração desse silêncio em ação. A partir da escrevivência e revisão bibliográfica de autoras negras e com o olhar da psicanálise sujeito/objeto se percebe as incidências das interseccionalidade de opressões na universidade, no ambiente escolar e na autoimagem de mulheres negras. As resistências e organização política-afetiva foram algumas das estratégias de elaboração das angústias e o silenciamento, ressaltando a capacidade individual e coletiva de luta no enfrentamento do racismo, sexismo, classismo e entre outros.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, C. S. de, & Moreira, M. de C. (2023). ANGÚSTIAS E POTÊNCIAS: OS DESDOBRAMENTOS DA MULHER NEGRA FRENTE AS OPRESSÕES NO ÂMBITO ACADÊMICO: LOS DESARROLLOS DE LA MUJER NEGRA FRENTE A LAS OPRESIONES EN EL CAMPO ACADÉMICO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 16(Edição Especial). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1646
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Caroline Souza de Oliveira, UFF

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2023).

Mariana de Castro Moreira, UFRJ

Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ/EICOS). Psicóloga (UFRJ). Docente efetiva no Departamento de Psicologia - Universidade Federal Fluminense - UFF/Rio das Ostras. Docente colaboradora no Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - PPG EICOS/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório de Psicologia, Políticas Públicas e Educação Popular da UFF. Supervisora do Programa de estágio em Psicologia e Políticas Públicas: fortalecimento de políticas públicas e ações coletivas de cidadania. Áreas de interesse: Psicologia, Psicologia Social, Psicossociologia de Comunidades. Educação Popular e Processos participativos e racializados de construção de conhecimento. Movimentos sociais e Organizações da Sociedade Civil: participação no fortalecimento dos processos de democratização. Políticas públicas e sistemas de garantias de direitos.Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ/EICOS). Psicóloga (UFRJ). Docente efetiva no Departamento de Psicologia - Universidade Federal Fluminense - UFF/Rio das Ostras. Docente colaboradora no Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - PPG EICOS/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório de Psicologia, Políticas Públicas e Educação Popular da UFF. Supervisora do Programa de estágio em Psicologia e Políticas Públicas: fortalecimento de políticas públicas e ações coletivas de cidadania. Áreas de interesse: Psicologia, Psicologia Social, Psicossociologia de Comunidades. Educação Popular e Processos participativos e racializados de construção de conhecimento. Movimentos sociais e Organizações da Sociedade Civil: participação no fortalecimento dos processos de democratização. Políticas públicas e sistemas de garantias de direitos.