ANGÚSTIAS E POTÊNCIAS: OS DESDOBRAMENTOS DA MULHER NEGRA FRENTE AS OPRESSÕES NO ÂMBITO ACADÊMICO LOS DESARROLLOS DE LA MUJER NEGRA FRENTE A LAS OPRESIONES EN EL CAMPO ACADÉMICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa surge do incômodo de ver o silenciamento das potências de mulheres negras no âmbito acadêmico, sendo retratada apenas como vítimas das opressões, enquanto suas potências são ignoradas. Como objetivo geral, pretende-se analisar os impactos do silêncio na subjetividade do sujeito negro e a elaboração desse silêncio em ação. A partir da escrevivência e revisão bibliográfica de autoras negras e com o olhar da psicanálise sujeito/objeto se percebe as incidências das interseccionalidade de opressões na universidade, no ambiente escolar e na autoimagem de mulheres negras. As resistências e organização política-afetiva foram algumas das estratégias de elaboração das angústias e o silenciamento, ressaltando a capacidade individual e coletiva de luta no enfrentamento do racismo, sexismo, classismo e entre outros.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).